Artesanado de Palha de milho, da cidade de Redenção da Serra. Artesã Giselda. Fotografia de Reinaldo Meneguim

Samba Lenço

ic_sambalencoPara o samba lenço são válidas as informações gerais para o samba de bumbo, seu irmão gêmeo. Caracteriza-o a devoção aglutinadora a São Benedito, o deslizar suave com apoio na ponta de um dos pés e o aceno com o lenço levado pelos dançadores na mão .

Revelando São Paulo Vale do Ribeira - Iguape 2013

Foto: Reinaldo Meneguim

Samba Lenço de Mauá

C:\Users\atmacedo\Desktop\Congos e moçambiques\RJM_2300_Foto_Reinaldo_Meneguim.jpg

Esta é uma das expressões do samba em São Paulo, vigente em Mauá, na Grande São Paulo: o nome lhe advém da utilização de um lenço, ora como adereço, ora como implemento coreográfico.

Foto: Reinaldo Meneguim

Se é possível no âmbito das tradições a identificação de grupos familiares como ‘detentores’ de uma determinada expressão, isto se dá, de forma especial no nicho de nossas danças negro-brasileiras. Neste sentido este Samba Lenço é um exemplo elucidativo: os mais longevos, no presente, integram o grupo há mais de 50 anos. Segundo seus depoimentos aprenderam de pequenos com seus pais, que aprenderam com os pais deles. No dizer deles, o avô dançava, ficou a avó. A mãe e o tio mantiveram a chama acesa, e juntaram-se a outros- tudo em família. Hoje estão criando uma nova geração: de pequenos, filhos, netos, bisnetos, sobrinhos e primos. Vão seguindo todos entrosados: começou a tocar, já sai dançando. Alguns que não são da família, se agregaram.

Inicialmente dançavam no próprio quintal, espontaneamente, quando dava vontade, além de, a cada ano, homenagearem são Benedito, o patrono deste seu samba.

Seu instrumental é todo percussivo: bumbo, 2 caixas (grande e pequena), cracaxás, guaiás, pandeiro e reco-recos. As toadas são curtas, fáceis de serem assimiladas e repetidas. As letras, algumas estruturadas sobre metáforas, falam de tudo. Do dia a dia do grupo, da comunidade, de suas devoções e do meio em que se inscrevem:

“Eu vi a baleia tocano piano, gente Jacaré tá do lado espiano.”

Além de homenagear seu orago:
“Aê, aê, aê,
Aê quem vai falar?
São Benedito é o santo de preto
Fala na boca, responde no peito”

C:\Users\atmacedo\Desktop\Toninho\Samba_lenço\1579 copy_Foto_Reinaldo_Meneguim_Revelando_São_Paulo_Vale_do_Ribeira_2012.jpg

“Meu pai dançô, minha mãe dançô.
Eu também quero dançá enquanto eu vivê. Minha mãe morreu dançano.”

– Essa dança faz parte do nosso passado.

– Não é uma obra incrível. Mas a gente se sente muito bem com ela.

Samba Lenço de Piracicaba

A este grupo aplicam-se, em linhas gerais, as informações relativas ao seu congênere abordado acima. O grupo foi formado a partir das lembranças do Mestre Antônio Ferraz de 96 anos, que sempre manteve vivo a pratica do samba em sua família. A partir de 2007 sua filha Ana e sua sobrinha Ediana assumiram a liderança, ensinando outras pessoas da comunidade, estruturando o samba lenço como grupo.

Foto: Reinaldo Meneguin

Ocorrência: Mauá, Piracicaba.

Copyright Toninho Macedo. Todos direitos reservados.