Artesanado de Palha de milho, da cidade de Redenção da Serra. Artesã Giselda. Fotografia de Reinaldo Meneguim

Cavalarias

ic_cavalariasCavalarias (a denominação mais usual) e cavalgadas como sinônimos de quantidades de cavalos, reunião de pessoas a cavalo, reunião ou marcha de cavaleiros com finalidade de lazer ou mesmo religiosa, são um traço comum em todo o Estado, com área de maior concentração na Grande São Paulo e no Cone Leste, mostrando o grande o gosto, o prazer de significativa parcela dos cidadãos de todas as classes sociais no trato com os cavalos. Sua expressão mais significativa se dá nas inúmeras romarias a cavalo e nas cavalarias de São Benedito. Com orgulho, cavaleiros e amazonas de todas as faixas etárias e classes sociais participam dos mais variados eventos populares que acontecem à parte do universo chamado country.


Para muitos, os animais estão ligados à batalha, no dia-a-dia, pela sobrevivência. Para outros tantos, associados à satisfação das horas de folga. Paralelamente às fazendas e sítios, de atividades agro-pastoris diversificadas, foram surgindo ranchos e haras, alguns com configurações e manejos mais sofisticados, voltados para a criação e comercialização de espécimes com maiores cotações no mercado.

Foram surgindo os clubes do laço e da montaria, e os cortejos a cavalo têm se tornado cada vez mais rotineiros.

Assim foram se estruturando por todo o país Cavalarias (a denominação mais usual) e cavalgadas como sinônimas de quantidade de cavalos, reunião de pessoas a cavalo, reunião ou marcha de cavaleiros com finalidade de lazer ou mesmo religiosa, um traço comum em todo o território nacional, mostrando o grande o gosto, o prazer de significativa parcela dos cidadãos de todas as classes sociais no trato com os cavalos.

De forma especial as Cavalarias, algumas bem longevas, apresentam um nível de organização hierarquizado, conservando traços, reinterpretados, de similares medievais.É com orgulho que seus integrantes, cavaleiros e amazonas de todas as faixas etárias e classes sociais, participam dos mais variados eventos populares que acontecem à parte do universo chamado country. Com o maior garbo e devoção procuram se integrar a uma das várias cavalarias, verdadeiras instituições organizadas em homenagem a santos de grande devoção popular (São Benedito, São Jorge, N.Sra. Aparecida), com suas festas votivas programadas durante todo o ano.

A estas podemos somar numerosas romarias a cavalo, verdadeiras instituições que congregam grande número de afiliados e que peregrinam regularmente aos tradicionais centros de peregrinação de suas regiões.

Ocorrência: Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Caconde, Cajuru, Cidade de São Paulo, Diadema, Espirito Santo do Turvo, Guararema, Guaratinguetá, Jaboticabal, Jaguariúna, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Mogi-Guaçu, Mogi-Mirim, Nazaré Paulista, Osasco, Pilar do sul, Pindamonhangaba, Piquete, Santa Isabel, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano, Suzano, São Jose dos Campos, Silveiras, Vargem Grande Paulista.

 



Em breve disponibilizaremos o conteúdo.


Em breve disponibilizaremos o conteúdo.


Em breve disponibilizaremos o conteúdo.


Em breve disponibilizaremos o conteúdo.

Copyright Toninho Macedo. Todos direitos reservados.
UA-61231390-1