Catira e cateretê são denominações de nossas danças de sapateado, derivadas do antigo fandango português. Ponteiam todo o Estado, incluindo-se a grande São Paulo.
Com os Encontros de Catira no Revelando São Paulo buscamos estimular a participação das crianças e grupos de jovens.
Pertencente ao núcleo das danças de palmeados e sapateados , acompanhados, sempre, por duplas de violeiros que alternam as modas com a atuação dos catireiros. Outrora essencialmente masculina, muitos grupos já admitem a participação de mulheres que devem, tanto quanto os homens, demonstrar habilidades rítmicas com os pês e com as mãos.
Catira ou Cateretê (MG, SP) – é executada exclusivamente por homens, or-ganizados em duas fileiras opostas. Na extremidade de uma delas fica o vio-leiro que tem à sua frente o seu “segunda”, isto é, outro violeiro ou cantador que o acompanha na cantoria. O início é dado pelo violeiro que toca o “ras-queado”, para os dançadores fazerem a “escova”- batepé, bate-mão, pulos. Prossegue com os cantadores iniciando uma moda de viola. Os músicos inter-rompem a cantoria e repetem o rasqueado. Os dançadores reproduzem o bate-pé, o bate-mão e os pulos. Vão alternando a moda e as batidas de pé e mão. Acabada a moda, os catireiros fazem uma roda e giram batendo os pés alter-nados com as mãos: é a figuração da “serra acima”; fazem meia-volta e repe-tem o sapateiro e as palmas para o “serra abaixo”, terminando com os dança-dores nos seus lugares iniciais. O Catira encerra com Recortado: as fileiras trocam de lugar, fazem meio-volta e retornam ao ponto inicial. Neste momen-to todos cantam o “levante”, que varia de grupo para grupo. No encerramento do Recortado os catireiros repetem as batidas de pés, mãos e pulos.
Grupo Caçula de Catira Bauru Catira ou cateretê é dança de palmeado e sapateado, tradicionalmente realizada por homens. Entretanto, já são vários os grupos que assimilaram a participação feminina. Postados em fileiras, frente a frente, com evoluções em duplas, em grupo, ou mesmo em solos, cada um, a seu turno, buscando a superação da performance do outro. Ocorre em diversas localidades paulistas principalmente na área de influência da cultura caipira, em festas familiares ou em festas da comunidade. É praticado ao som de duas violas, ou viola e violão, com movimentos entremeados pela moda de viola. Prossegue com os cantadores iniciando uma moda viola, com temática variada em estilo narrativo, conforme padrão deste gênero musical autônomo. Vão alternando a moda e as batidas de pé e mão. O tempo da cantoria é o descanso dos dançarinos, que aguardam a volta do rasqueado. Foco nos palmeados que entremeiam o repicar das violas e os sapateados. Foto: Reinaldo Meneguin Criação: Felipe Scapino/ T. Macedo
Ocorrência: Alvares Florence, Arealva, Caconde, Cardoso, Cidade de São Paulo, Barretos, Bauru, Boraceia, Dracena, Dois Córregos, Gastão Vidigal, Guapiaçu, Guarulhos, Holambra, Ibirá, Jaboticabal, Lençóis Paulista, Mauá, Monte Aprazível, Nhandeara, Novo Horizonte, Osasco, Palestina, Palmital, Platina, Paraguaçu Paulista, Paranapuã, Paulo de Faria, Pederneiras, Piracicaba, Poloni, Sabino, Santa Fe do Sul, São José dos Campos, Sorocaba, Tabatinga, Tanabi, Tapira, Taubaté, Urupês, Votuporanga. Festival de Catira: Votuporanga
Grupo | Município a que pertence | |
1 | Grupo Amigos Catireiros de Araras | Araras |
2 | Grupo Caçula de Catira | Bauru |
3 | Grupo de Catira de Cabreúva | Cabreúva |
4 | Os Guaranis | Guarani D´Oeste |
5 | Os Favoritos da Catira | Guarulhos |
6 | Catira Botas de Ouro | Guarulhos |
7 | Os Pioneiros da Catira de Hortolândia | Hortolândia |
8 | Catireiros do Bairro Ribeirão Bonito de Iepê | Iepê |
9 | Irmãos Scoton e Flor do Mato | Itapira |
10 | Orgulho Caipira | Lagoinha |
11 | Grupo Folclórico Raízes | Mococa |
12 | Grupo de Catira Tangará | Monteiro Lobato |
13 | Grupo folclorico sola de ouro | Patrocinio Paulista |
14 | Grupo de Catira de Piracaia | Piracaia |
15 | Grupo de Catira de São Francisco Xavier | São José dos Campos |
16 | Catira de Suzano | Suzano |
Copyright Toninho Macedo. Todos direitos reservados.