Artesanado de Palha de milho, da cidade de Redenção da Serra. Artesã Giselda. Fotografia de Reinaldo Meneguim

Boizinhos

ic_boisinhoOs boizinhos aparecem em várias regiões de São Paulo. Algumas de suas expressões se destacam. O Boizinho, de Ubatuba, acompanhado por instrumentos de corda e percussão. As Carreiras de Bois, que animam as ruas de porto Ferreira e o monumental Boitatá de Iguape, com quase 10 metros de comprimento, que arrasta caiçaras e turistas, durante horas, pelas ruas da cidade.

Porto Ferreira – Carreiras de bois, Ubatuba, Iguape- Boitatá e Município da Mantiqueira – Vale do Paraíba

Carreiras de Boi é o nome que, em Porto Ferreira, recebem os cortejos, muitos, que têm os boizinhos, vaquinhas, bonecões e outros bichinhos de saias durante o carnaval. E são muitos os municípios que possuem um animado carnaval de rua organizado, animado e fruído pela comunidade. Com a Carreira de Bois no Revelando serão colocados em destaque os aspectos de nossos carnavais espontâneos, assinalando uma alternativa paulista aos carnavais baianos temporões.

Porto Ferreira Ontem – Bloco do Boi

Foto: Acervo do Museu Histórico e Pedagógico “Prof. Flávio da Silva Oliveira”.

Foto do início da década de 1960; este registro apresenta o notável “pega do boi”, típico da imponente fera acompanhada por duas Negas Malucas, descendo pela Rua Cel. João Procópio, entre as Ruas Francisco Prado e Dr. Carlindo Valeriani. A brincadeira é assegurada por novas gerações, pelas diversas crianças que circundam as fantasias e pelos travestis (homens trajando vestes femininas), seguidores do bloco.

Por Miguel Bragioni
Pesquisador da história de Porto Ferreira

Ocorrências: Regiões de Campinas, Central, Cone Leste Paulista e Vale do Ribeira.

Copyright Toninho Macedo. Todos direitos reservados.

Deixe uma resposta