2015/2016 – Música Instrumental

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Solistas e Conjuntos Instrumentais do interior do estado se apresentaram nos dias 2 e 3 de julho na Mostra da Fase Estadual do Programa Mapa Cultural Paulista, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e pela Abaçaí Cultura e Arte. A Expressão artística Música Instrumental aconteceu no Auditório da FAPCOM, na Vila Mariana, em São Paulo. As apresentações contaram apenas com instrumentos acústicos. A entrada foi gratuita e as apresentações aconteceram a partir das 19h.

O objetivo da expressão Música Instrumental é valorizar e estimular a expressão musical por instrumentistas e conjuntos instrumentais dos mais diversos estilos e gêneros do interior do Estado de São Paulo.

Desde o início da Edição, quando foram abertas as fases regionais, houve participação de mais de 100 inscritos entre conjuntos, duplas e solos. Agora, a Mostra da Fase Estadual reúne em dois dias na capital do estado os 18 escolhidos para representarem suas regiões. Os selecionados também participam de uma gravação que fará parte de um CD que registra as músicas desta edição.

Serviço – Mostra da Fase Estadual Música Instrumental do Mapa Cultural Paulista

Local: FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação

Endereço: Rua Major Maragliano, 191 – Vl. Mariana – São Paulo/SP

Data: 2 e 3 de julho

Horário: 19h

Veja os participantes:

Cesar & Rafael Os Reis da Viola

Região: Araçatuba / Cidade: Penápolis

Cesar e Rafael nascidos na cidade de Penápolis tem entre si a mesma paixão pela cultura brasileira, cultura essa que impõe a viola caipira como instrumento predileto. Cesar e Rafael se apresentam em shows corporativos e festas folclóricas por toda região, defendendo a viola caipira e levando a simplicidade da música sertaneja raiz.

Cezar Sulini

Região: Araçatuba / Cidade: Penápolis

Músico – autodidata. Começou sua atividade no final dos anos 90. Participou de bandas de baile como guitarrista, contrabaixista nos meados de 2008. Conheceu a viola caipira e resolveu se dedicar a este instrumento maravilhoso de 10 cordas.

GR Banda de Música

Região / Cidade: Bauru

A banda de música de Bauru é um dos doze grupos de referência do Projeto Guri, criado em 2010 para estimular e intensificar a formação e qualificação musical dos alunos de destaque dentro do programa. O Grupo de Bauru é regido por Devanildo Balmant e é formado pelos naipes de sopros e percussão. Os integrantes da Banda se destacam na região, com repertório de alto nível, que transita entre o universo Erudito e o Popular.

João Gustavo Rangel

Região: Bauru / Cidade: Jaú

Pianista, 22 anos, concluiu pelo Conservatório Jauense de Musica no Curso de Educação Profissional. Técnica de Nível Médio – Habilitação Técnica em instrumento musical- Piano Clássico. Segue os estudos em Barra Bonita – SP sob orientação de Glaucio Munduruca. Atualmente estuda no Rio de Janeiro – RJ com a ilustre pianista brasileira Linda Bustani. Tem se apresentado como solista em recitais pela Secretaria de Cultura e Turismo de Jaú/SP, nos Festivais de Inverno. Como também em recitais na UNICAMP, pelo SAE – Ação Cultural. Se prepara para participar de concursos nacionais e internacionais de piano sob a orientação de Linda Bustani.

Duo de Violões

Região: Marilia / Cidade: Garça

Duo de Violões formado por Jair Martins dos Santos Filho e Matheus de Araújo, alunos do projeto Guri e da EMCA, onde se conheceram e começaram a tocar juntos.

Douglas Pirota

Região: Presidente Prudente / Cidade: Tupi Paulista

Nascido em Tupi Paulista interior de São Paulo. Músico há 17 anos. Educador Musical de cordas dedilhadas (violão) do Projeto Guri e Professor/Regente das Orquestras ?Tradição Caipira? pela AVATP e ?Orquestra Caipira Dracenense?. Tem como objetivo principal resgatar e levar a música ?Raiz (Caipira)? ao alcance de todos, valorizando obras de grandes compositores. A viola caipira surgiu como uma oportunidade que foi agarrada com gosto e hoje gera resultados garantindo diversas premiações em festivais.

Triunfal Brass

Região: Presidente Prudente / Cidade: Presidente Epitácio

Grupo de Sopros epercussão que se apresenta com um repertório que transita entre o MPB/ Jazz com músicas tradicionais e autorais.

Reinaldo Toledo

Região: Ribeirão Preto / Cidade: Franca

Reinaldo Toledo é compositor, professor e músico instrumentista. Graduado em música pela UFU, atua como professor de viola caipira no maior projeto sociocultural do país, o Projeto Guri, na cidade de Franca. Em 2011 recebeu o prêmio de “melhor intérprete” no 1º Festival Nacional de Viola Caipira de Cruzeiro dos Peixotos, festival em homenagem ao cantor e compositor Pena Branca, (in memoriam). No mesmo ano gravou o programa Talentos da Terra da TV UFU, onde interpretou obras do violonista.

Duo de Violas Caipira Parabiwa

Região: Ribeirão Preto / Cidade: Franca

Duo formado em 2014 com intuito de manter a verdadeira música caipira, folclórica e regional Francana.

Orquestra Sinfônica de Jales

Região: São José do Rio Preto / Cidade: Jales

A Corporação Musical Municipal de Jales, foi criada oficialmente pelo Excelentíssimo senhor Prefeito Municipal Drº Edison Freitas De Oliveira. Uma das finalidades da recém-criada associação era proporcionar apresentações em comemorações cívicas, datas comemorativas comuns oficiais e não oficiais.

Grupo Acorde

Região: Araraquara / Cidade: Descalvado

O Grupo Acorde é fruto de uma iniciativa voluntária que incentiva e estimula o potencial artístico substancialmente por meio da musica, buscando oferecer o acesso a cultura, inicialmente, na cidade de Descalvado-SP, apresentando um repertório que abrange do popular ao erudito. Os músicos não possuem estudos específicos em escolas ou conservatórios, porém possuem imensa vontade de aprender as técnicas instrumentais e história da música.

Aqui tem Choro

Região: Baixada Santista / Cidade: São Vicente

O grupo Aqui Tem Choro, fundado em 2007, em São Vicente, combina em sua formação músicos de estilos diversificados, com raízes no samba, choro, erudito, regional. O repertório mescla referências tradicionais, com obras de nomes como Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, com compositores da nova geração como Hamilton de Holanda e Danilo Brito.

Ygor Gualiume

Região: Campinas / Cidade: Santa Bárbara d´Oeste

Compositor, Arranjador, Letrista, Professor Particular de Violão erudito e popular, Piano erudito e popular, Guitarra, Cavaquinho, Viola brasileira. Professor de violão e na AMEV com trabalhos de musicalização infantil. Atualmente estou no 8ºsemestre de Violão Erudito do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos (Conservatório de Tatuí), 1º Violão Baixo da Orquestra de Violões do Conservatório e aluno da Maestrina Márcia Braga. 2º semestre de Cravo do Conservatório de Tatuí e aluno de Maria Eugênia Sacco.

Osnir Gonçalves

Região: Grande São Paulo / Cidade: Francisco Morato

Estudou na EMESP (ex-ULM) com Everton Gloeden e Silvana Scarinci e na Escola Municipal de Musica (EMM) com Paulo Porto Alegre.

Professor de Musica e Violão na Secretaria Municipal de Cultura de Francisco Morato.

Bacharel em violão UNESP, criador e regente do Coral CCNA, lidera o Festival de Música Gospel de F. Morato. Pesquisou dados para oficialização do hino de Francisco Morato (biografias), compôs o arranjo, escrita da partitura e gravação do CD com Prof. Edson Mendes.

Chorando na Dezoito

Região: Grande São Paulo / Cidade: Itapevi

O grupo surgiu no ano de 2014, com professores e músicos da Banda Sinfônica e do Centro de Formação Musical de Itapevi, visando difundir o estilo musical do choro.
O Grupo ”Chorando na Dezoito” realiza diversas apresentações no município e cidades da região oeste, inclusive recebendo menção honrosa da Câmara Municipal pelo trabalho apresentado.

Alexandre Nunes

Região: São José dos Campos / Cidade: Caraguatatuba

Alexandre Nunes iniciou seus estudos musicais aos 14 anos de idade, com o professor Henrique Pinto. Participou de festividades de música por diversas cidades, como: Londrina, Araçatuba, Montenegro, Campos do Jordão e São Paulo. Atualmente atua como professor de música em Caraguatatuba – São Paulo.

Banda de Aprendizes da Corporação Musical Euterpe

Região: São José dos Campos / Cidade: Pindamonhangaba

Enquanto muitas bandas morreram, a Corporação Musical Euterpe de 190 anos, luta para manter-se viva. Pela história que tem pra contar, sua existência é fundamental porque documentou boa parte da história e cultura de Pindamonhangaba e do Brasil, para isso, precisa expandir seu quadro de membros com novos músicos para que não morra essa linda história.

Grupo Choro & Prosa

Região: Sorocaba / Cidade: Laranjal Paulista

Iniciou em 2012 e é composto por músicos apreciadores e estudantes de choro no Conservatório de Tatuí. Desde então, o grupo vem se apresentando em vários eventos culturais, teatro e em festas particulares, buscando sempre um diálogo com o público através das execuções e um pouco da história desse gênero musical tipicamente brasileiro.

Ronaldo Nunes

Região: Vale do Ribeira / Cidade: Iguape

Musico Bandolinista, iniciou seus estudos aos 14 anos no Centro de Estudos Maestro Paulo Massa, onde estudou trompete e teoria musical, aos 15 anos passou a dedicar-se ao cavaquinho, em 2010 vem dedicando-se ao estudo do bandolim de 10 cordas, estudou bandolim com Jorge Cardoso, Henrique Araújo, Rafael Ferrari, Daniel Migliavacca e Jane do Bandolim, atualmente participa de projetos voltados para divulgação e estudo do choro.