Espanhol Ingls      

Abaçaí - 45 Anos




Abaçaí, porta aberta para um mundo melhor

"...há pelo menos dois modos de considerar um caminhar, e cada um deles tem suas próprias consequências éticas. O primeiro consiste em levar em conta apenas o ponto de chegada. É o que poderíamos chamar de "viagem de resultados."O que interessa é o ponto final.No segundo, o interesse maior está voltado para o trajeto, isto é, para o processo. Diz-se então que o caminho se faz ao caminhar, desvela-se à medida em que o percorremos.

No primeiro caso estamos preocupados com um ponto, com uma coisa. No segundo interessa-nos um processo. Na primeira circunstância abrevia-se o mais possível o caminho, porque ele não interessa. Na segunda, busca-se a experiência do trajeto."

Humberto Mariotti - Ciência cognitiva e experiência humana


Coerente com esta concepção, desde seus primeiros tempos, e sem se orientar pela oposição cultura erudita /indústria cultural/ cultura popular, a Abaçaí vem implementando uma proposta de ação cultural baseada na desmistificação da arte e da criação. Proposta que, aparentemente, parecia caminhar na contramão da História, contradizendo o modelo cultural que vem sendo posto em prática pela lógica de mercado.

Em seu transcurso vem dando destaque a uma abordagem multifacetária da cultura que realça o respeito e a valorização das diferenças, da diversidade, da alteridade. Tem buscado, sempre, sistematizar e aplicar técnicas e recursos que contribuam para que cidadãos de todas as classes sociais possam se descobrir como pessoas, seres humanos integrais, também capazes de criar e de se expressar, propiciando, em decorrência, o desabrochar pessoal e artístico dos mesmos, para além da simples familiaridade com códigos, marcas e funcionamento de máquinas. Assim encontrou neste segmento de ações complementares e processuais, o da ação cultural, uma possibilidade de contraponto a "religião globalitária", oferecendo às pessoas oportunidade de se desbloquear, de exercitar sua criatividade e sua sensibilidade, embotadas pelo processo de massificação. Possibilidade de acesso à informação e à fruição de produtos culturais diversificados, que Ihes garantam sair da condição de simples usuários, "alguém capaz de decodificar a inteligibilidade funcional da malha que envolve fazer compras, passear, tomar avião, ir ao trabalho, etc." para recuperarem a dimensão perdida do Indivíduo. Atividades com implicações múltiplas, preconizadas por Mario de Andrade (Arte e Ação), e teorizadas e postas em prática por Paulo Freire (Ação cultural para a liberdade).

Ao longo destas 4 ultimas décadas tem se dedicado, de forma sistemática, ao estudo das manifestações culturais do povo brasileiro, observadas em seus contextos próprios e em suas funções rituais e/ou sociais, procedendo pesquisas de campo, com os registros das mesmas, que deram origem a importante acervo sobre o assunto em documental sonoro e fotográfico. Os resultados destas pesquisas têm sido divulgados através dos mais diversos canais (exposições fotográficas e iconográficas em geral, livros, artigos, produção de folders, entrevistas, aulas, palestras,...), levando a um público diversificado informações sobre as manifestações populares no Brasil.

Abaçaí, na mitologia tupi, era um espirito que habitava os ermos das florestas e que possuía o indígena que se apartava, deixando-o em transe arrebatado, fora de si. Um espírito que a ótica dos europeus e da evangelização tentou transformar em "gênio maléfico" desconsiderando a necessidade de evasão tão presente nas culturas de todos os povos.

A relação de parceria cultivada com a Secretaria de Estado da Cultura em vários eventos/ programas, todos contemplando aspectos da cultura e visando o aprofundamento da consciência cidadã, culminou com seu credenciamento como uma de suas Organizações Sociais de Cultura.

Parece que foi ainda ontem, tão vivas se mantêm as memórias de toda esta trajetória, e das relações cativadas e cultivadas, das contribuições de tantos abaçaís comprometidos com esta construção.


Toninho Macedo

Criador e Diretor Cultural da Abaçaí Cultura e Arte