Espanhol Ingls      

I Prêmio Arte e Inclusão




Segue abaixo o Edital para o "I Prêmio Arte e Inclusão", que faz parte da programação da 9ª Virada inclusiva do Estado de São Paulo, com o regulamento e link para a ficha de inscrição.


Dispõe sobre o regulamento do "I Prêmio Arte e Inclusão".

A ABAÇAÍ CULTURA E ARTE - Organização Social, resolve:

REGULAMENTO

Artigo 1º - Para efeitos deste Regulamento, pessoas com deficiência "são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas", nos termos do Artigo 1º da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pelo Congresso Nacional por meio do Decreto Legislativo nº 186, de 9 de julho de 2008, e promulgada pela Presidência da República, através do Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009.

DOS OBJETIVOS

Artigo 2º - Os objetivos do "I Prêmio Arte e Inclusão" são:

I. Premiar grupos, companhias ou artistas com deficiência selecionados pela Comissão de Seleção, por meio de destinação de recursos para que se apresentem na 9ª edição da Virada Inclusiva.

II. Estimular artistas com deficiência, profissionais e amadores, na elaboração e divulgação de seus projetos artísticos.

III. Contribuir para a democratização e ocupação dos espaços públicos por pessoas com deficiência.

DAS CATEGORIAS

Artigo 3º - O "I Prêmio Arte e Inclusão" será composto pelas categorias:

I - Dança

II - Música

III - Teatro

DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

Artigo 4º - As inscrições serão gratuitas e deverão ser feitas pelo sítio eletrônico: www.abacai.org.br, de 12 de abril de 2018 a 06 de julho de 2018, a ficha de inscrição estará disponível nolink: https://goo.gl/forms/pIrysbDQfPHsbfG22 

Artigo 5º - Cada participante poderá se inscrever em até 2 (duas) categorias, preenchendo uma ficha para cada categoria.

Artigo 6º - O participante concorda em ceder à Abaçaí Cultura e Arte e à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, integralmente, os direitos de imagem e de som relativos aos trabalhos inscritos no "I Prêmio Arte e Inclusão", que poderão utilizá-los em caráter de divulgação e de quaisquer outros meios que estejam atrelados à premiação e à Virada Inclusiva, sempre citando o autor.

Artigo 7º - Não será admitida nenhuma inscrição anônima, devendo o participante preencher o formulário com todos os dados necessários à sua identificação.

DA COMPOSIÇÃO E DO FUNCIONAMENTO DAS COMISSÕES

Artigo 8º - A Comissão de Seleção do "I Prêmio Arte e Inclusão" será composta por 3 (três) jurados para cada expressão artística, de reconhecido saber nas respectivas expressões.

Artigo 9º - A composição da Comissão será divulgada no sítio www.abacai.org.br.

Parágrafo Único - A constituição da referida Comissão será de competência da Abaçaí Cultura e Arte.

DOS CRITÉRIOS DE JULGAMENTO

Artigo 10º - Para o "I Prêmio Arte e Inclusão" serão aceitas propostas apenas nas categorias Dança, Música e Teatro, inscritas, exclusivamente, via formulário on line, disponível no sítio eletrônico www.abacai.org.br, no prazo de 12 de abril de 2018 a 06 de julho de 2018. No campo "Material" do formulário de inscrição, anexar os seguintes documentos:

(a) Categoria Teatro: 1. Sinopse do espetáculo com, no máximo, 5 (cinco) linhas; 2. Ficha técnica incluindo tempo de montagem, duração da apresentação, gênero e faixa etária recomendada, com definição de tema e conteúdo; 3. Histórico da companhia e currículo da equipe de criação, direção e elenco; 4. Proposta de encenação e necessidades técnicas; 5. Texto integral do espetáculo; 6. Matérias de imprensa sobre realizações da companhia (se possuir); 7.Linkdo material on line (se possuir).

(b) Categoria Dança: 1. Sinopse do espetáculo com, no máximo, 5 (cinco linhas); 2. Ficha técnica incluindo tempo de montagem, duração da apresentação, gênero e faixa etária recomendada, com definição de tema e conteúdo; 3. Histórico da companhia e currículo da equipe de criação, direção e elenco; 4. Proposta de encenação e necessidades técnicas; 5. Roteiro coreográfico; 6. Matérias de imprensa sobre realizações da companhia (se possuir); 7.Link do material on line (se possuir).

(c) Categoria Música: 1.Currículo, histórico do artista ou do grupo e descrição do espetáculo, com repertório previsto, incluindo títulos e autores das composições, duração de cada música e classificação indicativa; 2. Ficha técnica incluindo duração do espetáculo, gênero e faixa etária recomendada para o show, com definição de tema e conteúdo; 3. Matérias de imprensa sobre realizações do artista ou grupo (se possuir); 4.Rider técnico, mapa de palco e luz; 5. Link para acesso on line de registro em áudio ou material em formato audiovisual com, no mínimo, 3 músicas.

DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

  • Qualidade técnica: preparação, apropriação e apresentação das técnicas específicas de cada estilo;

  • Autenticidade: critério definido pela originalidade do fazer artístico;

  • Contextualização do trabalho: a relação do trabalho com o entorno (a cidade, a sociedade, outros artistas, escolas etc.).

DOS RESULTADOS E DA PARTICIPAÇÃO NA VIRADA INCLUSIVA

Artigo 11º - O resultado da seleção será publicado no sítio www.abacai.org.br em 31 de julho de 2018.

Artigo 12º - Será solicitado aos selecionados (pessoa física ou jurídica) o envio de documentação para a Abaçaí Cultura e Arte, conforme padrões adotados para cadastro e elaboração de contrato.

Artigo 13º - Os selecionados farão parte da programação da 9ª edição da Virada Inclusiva, entre os dias 01, 02 e 03 de dezembro de 2018.

Artigo 14º - Serão premiados com o valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) em dinheiro os 05 (cinco) selecionados em cada uma das 03 (três) categorias do "I Prêmio Arte e Inclusão". O pagamento será efetuado em duas parcelas, sendo a primeira em até 05 (cinco) dias úteis após a divulgação do resultado e entrega do contrato assinado na sede da Abaçaí, e a segunda em até 05 (cinco) dias úteis após a apresentação na 9ª edição da Virada Inclusiva.

Artigo 15º - As despesas com transporte, hospedagem, rider técnico e de camarim, correrão por conta dos contemplados por este edital, sendo responsabilidade da organização da Virada Inclusiva disponibilizar o espaço para a apresentação.

Artigo 16º - A cerimônia de premiação será no dia 08 de novembro de 2018 às 20h, no Auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Antonio Teixeira de Macedo Neto

Diretor Artístico / Cultural



Comissão Julgadora do I Prêmio Arte e Inclusão:


DANÇA

ESTELA LAPPONI

Estela Lapponi é performer e videoartista paulistana que tem como foco de investigação artística: o discurso do corpo com deficiência; a prática performativa e relacional (público); borrar as fronteiras entre as artes visuais e cênicas.

Desde 2009 investiga artística e conceitualmente o termo que criou - Corpo Intruso e seu contêiner Zuleika Brit.

Idealizadora e gestora da Casa de Zuleika - espaço contemporâneo.

Em 2018 dirigiu e produziu seu primeiro curta-metragem - profanAÇÃO - contemplado pelo edital de produção de curtas da SPCine.

MARK VAN LOO

Diretor-fundador da Bombelêla Dance Company;

Coreógrafo, dançarino e professor especialista em Danças Urbanas (DRT n.º 16079);

Graduado em Ed. Física e Esportes - FIG-Unimesp de Guarulhos - SP (CREF 009421 - G / SP);

Terapeuta Corporal formado pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano Cochicho das Águas, Mairiporã - SP;

Ator formado pela Braapa - Escola de Teatro, Cinema e TV;

Empreendedor Social formado pela Artemisia Modelos de Negócios Sociais do Brasil;

Consultor e Facilitador em Responsabilidade Social Corporativa.


MÚSICA

LUIZA CASPARY

Cantora, compositora e atriz, Luiza Caspary prepara o lançamento do seu segundo disco autoral Mergulho.

Com apenas 29 anos, foi premiada durante as Paralimpíadas no Rio de Janeiro , pelo trabalho pioneiro que desenvolve, construindo uma carreira onde une música e acessibilidade. Seu site www.luizacaspary.com.br é acessível e possui vários recursos para pessoas com deficiência navegarem com autonomia e suas apresentações também contam com o uso de recursos como Audiodescrição, intérprete de LIBRAS, legendas e acesso para pessoas com mobilidade reduzida.

EDU CAMARGO

Edu Camargo começou seus trabalhos aos 12 anos de idade, tocando e cantando em bares, festas de rua e clubes. Aos 16 aprendeu piano e aos 19 ingressou em trabalhos de arranjos, criação e produção musical de vinhetas para rádios de todo o Brasil. Autor de músicas como "Canção de Amor" e "Distância", sendo esta última uma das mais tocadas nacionalmente no ano de 2002. Ambas músicas foram gravadas pelo grupo "Os Travessos". Trabalhou também com artistas como "Fat Family", "Banda Raça Negra", "Netinho de Paula", "Sampa Crew", dentre outros. Foi um dos destaques da 3ª temporada do programa "The Voice Brasil". Há 06 anos, desenvolve importante parceria com o SBT na produção de arranjos musicais para as trilhas sonoras das novelas infantis / infanto-juvenis, e em breve lançará seu trabalho como cantor e compositor.


TEATRO

SABRINA CAIRES

Pós-Graduada em Libras (Língua brasileira de sinais), especialista em Atividades para deficientes e dança em cadeira de rodas. Intérprete de Libras há 09 anos, docente na Faculdade Paulista de Artes e Faculdade Mozarteum, diretora da Cia. Arte Raiz que viabiliza atividades artístico-culturais que tenham como ponto principal a pesquisa artística e inclusão. No ano de 2015 foi contemplada com o "Prêmio Zé Renato de Teatro" dirigindo o Grupo Teatral Rendeiros Contadores de História, com o espetáculo "Onça que espirra não come carne", de Plínio Marcos.

Atualmente, dirige o espetáculo "O resto é silêncio" e todos os espetáculos são bilíngues (Português e Libras).

SAMARA MONTALVÃO

Formou-se pelo Programa de Formação de Palhaços para Jovens dos Doutores da Alegria em 2011 e Técnico em Arte Dramática pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, em 2010.

Atualmente, integra o elenco da peça "Nem todo ladrão vem pra roubar", com o Commune Coletivo Teatral e participa de diversos cabarés e festivais de palhaçaria pelo Brasil, juntamente com as funções de pesquisadora, produtora e elenco nos projetos da Cia. Palhaça Curtiça.

 

VENCEDORES DO "I PRÊMIO ARTE E INCLUSÃO"


Categoria Dança:

ASA DE BORBOLETA PERFORMANCE ART - Contágio

COMPANHIA CIRCO E DANÇA - Vida de Circo

DANÇA SEM FRONTEIRAS - Traços e traçados urbanos

DIDANDA - Poética dos Sentidos

DUAL CENA CONTEMPORÂNEA - Duo para dois perdidos


Categoria Música:

BLOCO PRAXEDE SEM S

DÔDI

DUDÉ E A MÁFIA

O JARDINEIRO E A BELLA FLOR

RENATO JOSÉ


Categoria Teatro:

COMPANHIA LIVRE ACESSO - Anansi - O velho sábio

COMPANHIA TEATRAL OLHOS DE DENTRO - Cidade cheia de graça

EDGAR JACQUES - Colibri - O ator cego

PAULO FABIÃO - Esperando sentado

PIGMENTAR COMPANHIA - Glauco - Um gritto de invisibilidade