Manifesto

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não-Violência foi esboçado por um grupo de laureados do prêmio Nobel da Paz. Milhões de pessoas em todo o mundo assinaram esse manifesto e se comprometeram a cumprir os seis pontos descritos abaixo, agindo no espírito da Cultura de Paz a nível individual, familiar, social e planetário. Tornaram-se, assim, mensageiros da tolerância, da solidariedade e do diálogo. A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o período de 2001 a 2010 a “Década Internacional da Cultura de Paz e Não-Violência para as Crianças do Mundo”. E, embora estejamos já na 2ª década do século XXI (2011-2020), esses princípios são vitais para toda a vida.

Os 6 princípios do Manifesto:

1. “Respeitar a vida”. Respeitar a vida e a dignidade de cada ser humano sem discriminação nem preconceito.

2. “Rejeitar a violência”. Praticar a não violência ativa, rejeitando à violência em todas as suas formas: física, sexual, psicológica, econômica e social, em particular contra os mais vulneráveis, tais como as crianças e os adolescentes.

3. “Ser generoso”. Compartilhar meu tempo e meus recursos materiais no cultivo da generosidade e por fim à exclusão, à injustiça e à opressão política e econômica.

4. “Ouvir para compreender”. Defender a liberdade de expressão e a diversidade cultural privilegiando sempre o diálogo sem ceder ao fanatismo, à difamação e à rejeição.

5. “Preservar o planeta”. Promover o consumo responsável e um modo de desenvolvimento que respeitem todas as formas de vida e preservem o equilíbrio dos recursos naturais do planeta.

6. “Redescobrir a solidariedade”. Contribuir para o desenvolvimento de minha comunidade, com a plena participação das mulheres e o respeito aos princípios democráticos, de modo a criarmos juntos novas formas de solidariedade.

A UNESCO, como o corpo das Nações Unidas coordenador da Cultura de Paz, é responsável pela distribuição do Manifesto 2000 pelo mundo afora, e está lançando um convite a todas as organizações, associações e governos no sentido de Cooperação. As organizações que estiverem integradas na divulgação do Manifesto 2000 também se comprometerão a participar na coleta de assinaturas.