A Paz está em nossas mãos

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

RJM_5229 cópia

Não existe caminho para a paz: 

a paz é o caminho… 

“Nós devemos ser a mudança que desejamos ver no mundo”. 

                                    Mahatma Gandhi  

Foto: Reinaldo Meneguin 

Já se consagrou na cerimônia de abertura do Revelando São Paulo, a cada ano, a grande vivência de Cultura de Paz, a que denominamos A paz é o caminho, um programa que tem seu ápice neste momento. 

A mesma trabalha uma abordagem multifacetária da cultura e de várias expressões de religiosidade, realçando o respeito e a valorização das diferenças, da diversidade, da alteridade. Ocasiona o contacto com expressões de culturas diversas (por vezes mesmo adversas), de pessoas de diferentes segmentos sociais, de seus lastros culturais, estabelecendo relações. 

P:\Troca de Arquivos\Allan\nosso_planeta_e_nossa_casa.jpg

Você pode mudar o mundo 

Esse é o lema de um movimento mundial para melhorar a vida no planeta, iniciado pelo Clube de Budapeste, uma associação humanista que reúne cientistas, escritores, empresários, líderes políticos e espirituais. O presidente do clube, o filósofo Ervin Laszlo, húngaro de 70 anos, esteve no Brasil, onde lançou o Prêmio Planeta Casa 2003, da revista Casa Claudia, e falou a Bons Fluidos sobre os desafios que enfrentaremos nesta década. 

Manifesto do Círculo de Cooperação Inter Religiosa de S. Paulo 
Carta apresentada na Cerimônia Inter Religiosa em comemoração aos 30 anos da Abaçaí Cultura e Arte- Parque da Água Branca –15 de Março de 2003 

P:\Troca de Arquivos\Toninho\Fotos\capital 2004\Revelando Sao Paulo 091.jpg

Nós, pessoas de diversas religiões, expressões espirituais e tradições indígenas, membros da Iniciativa das Religiões Unidas, Círculo de Cooperação de São Paulo somos contra a guerra e contra qualquer forma de violência para resolver conflitos. 

Nosso propósito é promover a cooperação inter religiosa diária e constante a fim de terminar a violência motivada pelas religiões, criar culturas de paz, justiça e cura para a Terra e todos os seres vivos.  
Nós nos unimos para criar locais seguros para a resolução de conflitos, cura e reconciliação.
Nos unimos para usar nossos recursos nas ações de não violência, de compaixão e sabedoria superior. 
Nos unimos para despertar nossas verdades profundas e manifestar amor e justiça entre toda vida em nossa comunidade terrestre. 
Assim sendo, unidos estamos contra a guerra, pois não há nenhuma guerra santa ou justa. Todas as guerras são perversas e más. Todas as guerras trazem tristezas e separações entre pessoas, povos, países. Todas as guerras dizimam vidas humanas e a própria natureza. Os efeitos das guerras se alastram por todo o planeta e por todo universo por tempo incomensurável.
Urgentemente rogamos a todos os seres que se unam formando uma Rede de Paz, solidariedade, justiça, compaixão e amizade profunda. 
Companheiros no compartilhar da vida na Terra, digam não à guerra.  
Sem julgar ou tomar partido. Nós invocamos a paz, com justiça e verdade, no compartilhar da vida, para todos os povos e todas as áreas do planeta. No Brasil e no mundo.  

Em Paz, pela Paz.  
Círculo de Cooperação de São Paulo – CCSP  
Iniciativa das Religiões Unidas – URI – 15 de março de 2003 

Ao estimular o reconhecimento das diferenças, ressaltando sua importância no mundo de hoje, vem contribuindo para nos descobrirmos, nos conhecermos, para o reconhecimento do outro como um outro. Para o respeito mútuo. Tem cooperado assim, decisivamente, para a  construção de uma Cultura de Paz

arena

E como decorrência deste tratamento, do caminho que se tem buscado, o público afluente adere como simpatizante, ocasionando o estreitamento das relações entre paulistas e paulistanos de várias procedências. 

Foto: Reinaldo Meneguin 

Na contrapartida, uma cultura de paz que vai se implementando, faz com que as pessoas se respeitem mais, estimulando a descoberta dos valores da diversidade.  

Os resultados são reconhecidos e se fazem notar no grande encontro em que vem se transformando o Revelando São Paulo. Uma grande oportunidade de exercício de convívio. Com refluxos no interior. 

Vivência transreligiosa 

Encontro Inter-religioso (incluir na pag

Compassivamente 
“Que os homens se reconheçam 
não pela cor da pele, 
pelo crivo de seus credos, 
ou por opções pessoais, 
mas pelo rubro do sangue. 
Que se amem todos 
num amor de nó: 
– canário e curió cantem juntos 
dentro de um mundo só. 
Hoje. Como nunca”. 
Toninho Macedo / 92 
(inspirado no poema Categiró de Cassiano Ricardo) 

É reconhecível que a violência que se pratica no mundo, de há muito, tem sua motivação na intolerância gerada, e alimentada, no seio das religiões e das culturas. Temos nos preocupado, com abnegação, em descobrir ou construir o caminho de uma cultura de paz que nos possibilite reconhecer em nossas diferenças a riqueza da diversidade. E, quando for o caso, o encontro de soluções pacíficas para os conflitos, estimulando a reconciliação através do exercício da compaixão e sabedoria superior, do despertar nossas verdades profundas e da manifestação do amor e justiça. 

Caminhada pela vida 

Inspirados na Marcha do Sal, conduzida por Gandhi, que acelerou a mudança dos destinos da Índia, os segmentos religiosos, sociais e culturais seguem em cortejo, festiva e harmoniosamente, do Memorial da América Latina até o Parque da Água Branca. Celebrando a vida. Celebrando a paz. 

De forma especial nesta véspera de 11 de Setembro, 5º aniversário do atentado às torres gêmeas. 

C:\Users\atmacedo\Desktop\Fotos de Cultura de Paz\Cultura de Paz\2006\_RJM8412 copy.jpg
C:\Users\atmacedo\Desktop\Fotos de Cultura de Paz\Cultura de Paz\2006\_RJM9083 copy.jpg

RJM_7414 copy

“O que nos une 
é mais forte que o que nos separa!” 
Paulo de Tarso, o apóstolo 

Foto: Reinaldo Meneguin- 2008 

C:\Users\atmacedo\Desktop\Fotos de Cultura de Paz\Cultura de Paz\2004\RSP 2004 Cerimônia da Paz - Foto Reinaldo Meneguim 049.jpg
Pe. Frasson e Monja Cohen diante da Mãe – Fotos; Reinaldo Meneguin – 2004 
C:\Users\atmacedo\Desktop\Fotos de Cultura de Paz\Cultura de Paz\2004\RSP 2004 Cerimônia da Paz-Foto Reinaldo Meneguim 289.jpg
C:\Users\ecaparelli\Desktop\Cultura-de-Paz.jpg
P:\Troca de Arquivos\Toninho\Fotos\capital 2006\101MSDCF2\DSC04756.JPG
C:\Users\atmacedo\Desktop\Fotos de Cultura de Paz\Cultura de Paz\2007\RJM_1742 copy.jpg

Fotos: Reinaldo Meneguin – 2006