A Cultura como fator de Inclusão

“Não pode haver esperança verdadeira, também,
naqueles que tentam fazer do futuro a pura repetição de seu presente,
nem naqueles que veêm o futuro como algo determinado.”
Paulo Freire – Ação Cultural para a Liberdade

É na ação cultural que se apresenta a faceta fundamental da Abaçaí Cultura e Arte, que em teu histórico promoveu a convivência de artistas de talentos já desabrochados, artistas embrionários, artistas populares, donas de casa, cidadãos comuns, crianças e idosos, pessoas com histórias de vida variadas. Isto tem auxiliado cidadãos comuns a descobrirem-se também capazes de criar, de expressarem-se por meio do contato com várias formas de expressões artísticas e culturais.

Na ação cultural se dá a oportunidade de inclusão, vale dizer, integração e interação, dos vários segmentos da sociedade numa propositura de diluição ou atenuação da compartimentação social (cegos convivem com cegos, idosos com idosos, crianças em situação de vulnerabilidade  com seus pares).

Tais práticas contemplam a pessoa e a levam, no seu transcurso, a se descobrir como sujeito, e não objeto. Como agente, e não somente destinatário. Como produtor, e não somente como consumidor de cultura.

Desta forma, a proposta da realização dos encontros sobre esta temática da Cultura como Fator de Inclusão, visa estabelecer um momento propício ao contato direto entre os representantes regionais e entidades que atuam no campo das questões relativas às pessoas com deficiências, com a Abaçaí Cultura e Arte, promotora de ações culturais inclusivas e a Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência, responsável pelas políticas de atendimento a este segmento.

Dentre tais ações, a Abaçaí Cultura e Arte gerencia o Museu da Inclusão, vinculado à Secretaria de Estado do Direito da Pessoa com Deficiência, que objetiva preservar, pesquisar e comunicar o movimento social das pessoas com deficiência.

O primeiro encontro acontecerá no município de Capão Bonito, promovido pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no dia 30 de novembro, às 9h00, no Salão Nobre do Centro Educacional Cultural e Esportivo “Paulo Freire”, encerrando as comemorações da VI Virada Inclusiva de Capão Bonito.

Toninho Macedo

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support