45 anos da marca “Abaçaí”!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Em vários momentos de sua trajetória, a Abaçaí esteve no “olho do furacão”, levando a arte e a cultura como instrumento de fortalecimento identitário e de transformação social, até mesmo em tempos de chumbo, como em 1984, durante o movimento Diretas Já!

A Abaçaí surgiu de uma ação cultural autônoma, numa escola da Zona Leste da cidade de São Paulo, no ano de 1973. Denominada, inicialmente, como TRAMA, em julho de 1977, é escolhida a palavra Abaçaí, da mitologia Tupi, que por sua eufonia, beleza da palavra e por sua carga cultural, elemental e universal, passou a representar o grupo em suas múltiplas atividades.

A marca apresenta um vórtice colorido, que a partir de seu eixo, pode ser vista num giro centrípeto (de fora para dentro) ou centrífugo (de dentro para fora), num movimento constante, diverso e dinâmico de convergência, produção/transformação e extroversão/difusão da arte e cultura tradicional.

Suas cores representam a diversidade e seu desenho nos remete à: dança-da-fita, folias, catavento, festividades… memórias de nossa cultura popular.

Sua forma circular, também, representa roda de conversas, mesa redonda, situação em que todos os elementos estão em pé de igualdade e importância, sendo comumente reproduzida nos encontros a partir da junção das mãos.

Em síntese, a marca Abaçaí representa bem sua missão de catalisar, desmistificar e difundir a arte e a cultura em suas mais diversas formas de existir, promovendo a integração e interação dos vários segmentos da sociedade, propiciando a descoberta, pelo cidadão comum, de suas capacidades, exercitando-se uma Cultura de Paz e Inclusiva.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support